Cinco sugestões de leitura do gênero STEM (+1 de bônus)

 


Em inglês, a sigla STEM significa "Science, Technology, Engineering, Math". Felizmente, nos últimos anos, as mulheres ganharam voz e corpo nestes campos e, como consequência disso, surgiu um novo gênero de literatura, também chamado de STEM, onde incríveis mulheres cientistas se tornam nossas heroínas preferidas. Separei algumas sugestões de leitura deste gênero para vocês conhecerem e se inspirarem.

"As Cientistas - 50 Mulheres que Mudaram o Mundo", de Rachel Ignotofsky
Rachel Ignotofsky, ilustradora, sentia falta de um livro que estimulasse as meninas a seguirem pelo caminho da Ciência, um campo de estudo tradicionalmente dominado pelos homens. Movida por esta indignação, ela resolveu contar as histórias de vida de 50 cientistas, da Antiguidade até os tempos modernos, de uma forma lúdica e divertida. Cada uma das 50 cientistas foi acompanhada de uma belíssima ilustração, o que torna o livro um colírio para os olhos.
As histórias destas mulheres são contadas com sentimento e humor, o que torna o livro ainda mais agradável. Para saber quais cientistas mais chamaram minha atenção neste livro, siga para este post: "As Cientistas - 50 Mulheres que Mudaram o Mundo", de Rachel Ignotofsky

"Herland - A Terra das Mulheres", de Charlotte Perkins Gilman
O livro é narrado em primeira pessoa pelo sociólogo Vandick "Van" Jennings que, ao lado de dois amigos (Terry e Jeff), descobre uma terra secreta e misteriosa onde vivem apenas mulheres, chamada Herland. Eles não conseguem imaginar como seria um país concebido e governado sem homens e, por acharem tal realização completamente impossível, decidem permanecer ali para estudar aquela sociedade.
O grupo, então, se depara com mulheres engenheiras, matemáticas, médicas e cientistas, que foram capazes de construir um verdadeiro paraíso igualitário e solidário para elas viverem. E aqui cabe uma nota importante: este livro foi escrito em 1925, mostrando como Charlotte Perkins foi uma mulher muito à frente de seu tempo. Para ler a resenha completa, vá para este post: Literatura de Res-Peito | Herland, de Charlotte Perkins Gilman

Trilogia Arquivos Têmis, Vol.1: "Gigantes Adormecidos", de Sylvain Neuvel
"Arquivos Têmis" é uma trilogia de ficção-científica que parte do pressuposto de que uma civilização alienígena deixou na Terra, há cinco mil anos, partes de um robô que se completariam formando uma arma com poder destrutivo nunca antes visto. Não sabemos se esta arma foi deixada como defesa para a Humanidade contra algum mal vindo do Universo ou se a própria raça alienígena virá buscá-la em algum momento. Também não sabemos se a tal raça retornará à Terra e com qual intenção.
Temos Alyssa, uma geneticista, e a médica Rosa Franklin, ambas cruciais para o desenvolvimento da história e para a descoberta desta raça alienígena. Sylvain fez um excelente trabalho na construção destas duas personagens e eu recomendo muitíssimo a leitura. Para a resenha completa, veja: Sugestão de Leitura | Gigantes Adormecidos, de Sylvain Neuvel

Trilogia Comando Sul, Vol.1: "Aniquilação", de Jeff Vandermeer
O Comando Sul que dá nome à trilogia é uma agência secreta que gerencia expedições a uma área da Terra chamada Área X. Nesta área, algum evento bizarro aconteceu, mas ninguém conseguiu obter uma explicação para ele: formou-se uma fronteira invisível, como um campo magnético super potente, e só o Comando Sul possui a fórmula que permite que seres humanos a atravessem. Além disso, a natureza tomou conta do local delimitado pela fronteira, comportando-se de forma atípica e anormal para os padrões terrestres. As pessoas que aceitam participar das expedições se suicidam, assassinam umas às outras ou voltam de lá esvaziadas, sem personalidade e sem sentimentos.
"Aniquilação" conta a estória de uma expedição composta por quatro mulheres: uma bióloga, uma antropóloga, uma psicóloga e uma topologista. Nenhuma delas recebe um nome próprio ao longo da trama e são referenciadas por suas profissões, uma vez que elas não sabem os nomes umas das outras na expedição. O objetivo deste é mantê-las imparciais e distanciadas da realidade que viviam antes de entrar na área X. A personagem principal é a bióloga, que conta os estranhos acontecimentos da área X em um diário.
É uma leitura que eu super recomendo e você pode conferir a resenha completa aqui: Sugestão de Leitura | Trilogia Comando Sul, Vol.1: Aniquilação, de Jeff Vandermeer

"Estado de Graça", de Ann Patchett
A protagonista do livro é Marina Singh. Ela trabalha para uma grande empresa farmacêutica chamada Vogel, que é responsável por conduzir uma pesquisa em campo na Amazônia. Tal pesquisa, conduzida pela Dra. Annick Swenson, tem o objetivo de produzir uma droga que permita que as mulheres engravidem até os 80 anos de idade.
Swenson é uma personagem muito marcante. Primeiro, ela possui um estilo de comunicação assertivo ao extremo, à beira da agressividade. Depois, ela não tem nenhuma paciência para questões mundanas e não se incomoda nem um pouco com sua ausência de traquejo social. Ela é orientada para resultados, não para pessoas, e deixa isso claro desde o início.
Ambas as personagens são destaque em seus campos de estudo e o debate sobre o real papel da maternidade na vida das mulheres é super interessante. Para ler a resenha completa, acesse este post: Estado de Graça, de Ann Patchett

O livro bônus deste post é meu!

Trilogia A Teoria das Estrelas, Vol.1: "Almagesto - Como chegar às Estrelas", de Rúbia Dias
Desde criança, sou completamente fascinada pelo funcionamento do Universo e sonhei, minha infância inteira, em ser uma astronauta (ainda sonho com isso de vez em quando). Adoro estudar Ciências, de todos os tipos, e fiz questão que as principais personagens da minha trilogia representassem as cientistas de todo o mundo.
Uma das protagonistas, Valentina (que ilustra a capa do primeiro volume) é uma astrofísica que, ao estudar as constelações, descobre o segredo da criação do Universo. 
Para saber mais sobre ela e sobre meu livro, clique aqui.

Você tem alguma dica de livro STEM para mim? Deixei aí nos comentários!

0 Comments