O que ler se você gosta de... WestWorld (HBO)


Westworld, a série de ficção-científica da HBO, é uma das minhas preferidas. A mistura de western com distopia me lembra, em muitos aspectos, a melhor saga de todos os tempos, também conhecida como "A Torre Negra" de Stephen King. E, com este pensamento, separei alguns livros que são ótimas recomendações de leitura para quem também maratona a série.

"Andróides Sonham com Ovelhas Elétricas?", de Philip K. Dick
Em 2021, a Guerra Mundial matou milhões, levando espécies inteiras à extinção e enviando a humanidade para fora do planeta (o fato de isso parecer tão perto e provável me assusta até o último fio de cabelo). Aqueles que permanecem na Terra cobiçam qualquer criatura viva e as grandes corporações viram nisso uma oportunidade de negócio, criando animais que são absurdamente parecidos com os reais, daí o título do livro.
Daí foi um pulo para que eles construíssem seres humanos, os andróides. Os imigrantes de Marte recebem andróides tão sofisticados que são indistinguíveis dos verdadeiros homens ou mulheres. Com medo do caos que esses humanos artificiais podem causar, o governo os proíbe da Terra, mas existem andróides não autorizados que vivem entre seres humanos, sem serem detectados. Rick Deckard, um caçador de recompensas, é contratado para encontrar andróides desonestos e "aposentá-los". Mas quando encurralados, os andróides revidam, obviamente.

"Eu, Robô", de Isaac Asimov
Asimov inventou as Três Leis da Robótica e, desde então, a ficção-científica nunca mais foi a mesma. 
Em "Eu, Robô", Asimov narra o desenvolvimento do robô através de uma série de histórias interligadas: desde suas origens primitivas no presente até sua perfeição final em um futuro não tão distante, um futuro em que a própria humanidade pode se tornar obsoleta. Aqui estão histórias de robôs enlouquecidos, de robôs que lêem a mente e robôs com senso de humor. Dos políticos robóticos e robôs que governam o mundo secretamente, todos contam com a dramática mistura de fato e ficção científica que se tornou a marca registrada de Asmiov.

Saga "A Torre Negra", de Stephen King
Meu coração até acelera quando vou falar sobre esta série literária, de longe a melhor história que já li na vida, e vocês sabem que eu leio muito.
São oitolivros que contam a trajetória do protagonista Roland Deschain, meu amor imaginário por excelência. Ele é o último dos pistoleiros em um mundo pós-apocalíptico, mundo este que mistura elementos de faroeste com fantasia, ficção-científica e distopia. (Como não amar?). Com aproximadamente 340 anos de idade, Roland busca desvendar o mistério da Torre Negra e descobrir quem é o Rei Rubro, governante desse mundo.
Vocês podem saber mais detalhes sobre esta saga nos posts abaixo:

Trilogia Radch Imperial, Vol. 1: "Justiça Ancilar" de Ann Leckie
O único romance a ganhar os prêmios Hugo, Nebula e Arthur C. Clarke e o primeiro livro da trilogia de sucesso de Ann Leckie no New York Times. Em um planeta remoto e gelado, a soldada conhecida como Breq está se aproximando de completar sua missão. Ela já foi conhecida como a Justiça de Toren, uma nave estelar colossal com uma inteligência artificial que liga milhares de soldados a serviço do Radch, o império que conquistou a galáxia. Agora, um ato de traição desmoronou todo o sistema, deixando-a com um corpo humano frágil, perguntas sem resposta e um desejo de vingança.
Você pode ler a resenha completa deste livro aqui: 

"Jurassic Park", de Michael Crichton
Sim, o livro que inspirou os filmes.
Uma técnica surpreendente para recuperar e clonar o DNA de dinossauros foi descoberta. Agora, as fantasias mais emocionantes da humanidade se tornaram realidade. Criaturas extintas por eras perambulam pelo Jurassic Park com sua presença impressionante e profundo mistério, e todo o mundo pode visitá-las, desde que sejam ricas o suficiente para pagar o preço exorbitante dos ingressos. 
Publicado em 1990, foi um dos primeiros livros que trouxe para o grande público discussões como bioética, limites da ciência e seres manipulados em laboratório.

"Encarcerados", de John Scalzi
"Encarcerados" foi publicado em 2014 e mistura ficção-científica com suspense/crime. A premissa da obra é que um vírus se espalhou pela Terra e apenas 1% da população sofreu o encarceramento, ou seja, a perda completa dos movimentos do corpo mas a manutenção da consciência e das funções cognitivas. Com isso, esta parcela da população ficou - literalmente - encarcerada dentro de um corpo, mas totalmente consciente do ambiente ao seu redor. Para prover um mínimo de qualidade de vida para estas pessoas, criaram-se as C3, que são máquinas conectadas aos cérebros dos encarcerados e comandadas por eles, à distância. 
Os portadores desta doença são conhecidos como Haden.
Para ler a resenha completa, clique aqui: Já Li #89 - "Encarcerados", de John Scalzi

E você, conhece algum livro que deveria estar nessa lista? Deixe aí nos comentários que eu vou adorar saber!

0 Comments