Top 5 | Cinco contas do Instagram sobre saúde mental


A vida é cheia de altos e baixos e amadurecer é um processo longo e, às vezes, muito difícil. Para algumas pessoas, estes desafios são mais pesados do que para outras e, por isso, precisamos de empatia e gentileza. Felizmente, hoje em dia há muita discussão positiva sobre saúde mental e separei cinco contas do Instagram que me ajudam nos dias difíceis.

Nota: estas contas são em inglês. Infelizmente, não conheço nenhuma com esse tema em português mas, se você conhece, deixe aí nos comentários como sugestão. (:


Where is My Bubble são cartoons escritos e desenhados pela Debbie Tung, uma adorável introvertida que, além dos cartoons, escreve livros como o fofíssimo "Quiet Girl in a Noise World". Suas tirinhas falam de como é difícil ser uma pessoa introvertida e silenciosa num mundo barulhento e caótico como o nosso. Ela passa uma linda mensagem sobre auto aceitação e respeito, e é a conta perfeita para pessoas que, como eu, recusam festas e tem poucos amigos, preferindo a companhia dos livros.
Debbie é uma garota muito interessante. Ela estudou Moda, mas não se adaptou ao ambiente. Agora ela estuda Ciências da Computação e, em seu tempo livre, faz os cartoons.
Esta conta do Instagram faz eu me sentir muito bem comigo mesma, ao mesmo tempo que me enche de paz e amor próprio. 
Sempre sofri muita pressão para ser mais extrovertida e "me divertir mais", mas a verdade é que, para mim, não tem nada mais divertido do que ficar sozinha.


A personagem principal de Introvert Doodles é Marzi, a própria autora. Ela também é bastante direcionada às pessoas introvertidas ou que estão passando por dificuldades de se ajustar ao mundo exterior. Marzi retrata situações que ela mesma passa em seu dia-a-dia, principalmente os problemas que encontra no processo de "tornar-se adulta".
As suas tirinhas são mais detalhadas que outras do mesmo gênero e ela também aborda autismo, depressão e ataques de pânico.
Ela vive de ajuda dos fãs via Patreon.



The Good Advice Cupcake é um cartoon onde um fofíssimo Cupcake dá conselhos sobre saúde mental. Esse Cupcake conselheiro começou como um artigo no Buzzfeed mas rapidamente se tornou um sucesso no mundo todo. Ele tem um melhor amigo, um Cookie, e toda segunda-feira um novo episódio é lançado no Instagram. O Cupcake responde perguntas enviadas pelo público e aborda desde o medo de falar em público até terminar um relacionamento abusivo. E os conselhos dele são realmente bons, e ele trata a todos com muita gentileza.
Esta conta me ajuda em dias em que sou muito dura comigo mesma, ou que acho que não sou boa o suficiente para a vida. O Cupcake é encorajador e otimista.


The Sad Ghost Club é uma comic onde a personagem principal é um fantasminha. O objetivo é fazer as pessoas se conscientizarem sobre depressão, assim como derrubar os estereótipos sobre o assunto. Ele faz com que nós lidemos com os nossos próprios fantasmas e nos tornemos mais fortes diante da depressão. 
O clube foi criado por Nathan, Lize e Helen e, além do Instagram, eles tem uma loja online, dão workshops sobre saúde mental e tem um estúdio de ilustração. 
As contas anteriores deste post tem um tom mais cômico e descontraído, enquanto o fantasminha é mais melancólico, profundo e sensível. Os temas das tirinhas são mais voltados para o mundo interno, como pensamentos e sentimentos difíceis de compreender e externalizar. De forma geral, o fantasminha nos ensina a aceitar nossos momentos de depressão e aprendermos que somos muito maiores e mais fortes do que nossos problemas. 


The Blurt Foundation recebe doações dos seguidores e estas doações são destinadas a instituições que cuidam da saúde mental. Eles são sensacionais. Sério. Eles ajudam muitas pessoas a lidarem com a depressão e eles tem uma abordagem mais técnica/profissional, se compararmos com as contas anteriores deste post. Afinal, eles são uma empresa
A fundadora e CEO, Jayne Hardy, que sofreu com depressão. Depois de perder um dente porque não tinha ânimo nem para escovar os dentes, ela percebeu que precisava de ajuda especializada e, quando as sombras dentro dela diminuíram, ela decidiu que iria ajudar outras pessoas na mesma situação. 
Além do Instagram, eles publicam artigos, entrevistas, pesquisas, estudos sobre o tema. E a mensagem mais importante deles é: busque ajuda.

Sinceramente espero que este post ajude quem estiver lendo e te dê a sensação de que você não está sozinho(a). E se conhece outras fontes de suporte, deixe aí nos comentários para que outras pessoas possam acessar também.

2 Comments

  1. Oi, Ruh! Adorei a postagem! Acho que a gente tem mesmo que falar cada vez mais de saúde mental. Conheço a maioria dessas contas e vou te indicar mais haha. Em inglês tem a Beth Evans (@bethdrawsthings), que fala muito sobre ansiedade e depressão e um projeto que amo demais chamado idontmind (@idontmind), um dos cofundadores é um dos atores de Supergirl e a Melissa Benoist tá sempre divulgando. Em português tem Fofura Motivacional (fofuramotivacional), Sobre Saúde Mental (@sobresaudemental) e a conta profissional da Fernanda Campos, que é uma amiga psico minha (@psicologafcampos). Nossa, eu amo demais o The Sad Ghost Club <3

    Love, Nina.
    www.ninaeuma.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ADOREI as dicas! Comecei a seguir todas as suas indicações, muito obrigada! E estava com saudade dos seus comentários (:

      Excluir