7 momentos marcantes dos 7 anos de Perplexidade e Silêncio!


O post de hoje é comemorativo. No final de Maio, o Perplexidade e Silêncio completa sete anos de vida! São sete anos que mantenho este blog com muito carinho e dedicação, falando do assunto que eu mais gosto: literatura. São quase 600 posts ao longo desta jornada e resolvi separar os momentos mais marcantes destes últimos sete anos.

1) Meus Livros
Inaugurar uma sessão destinada aos meus livros aqui no blog foi uma das maiores realizações que tive na minha vida pessoal. Foi um momento muito marcante para mim pois foi quando decidi ter coragem de me assumir como escritora. 
Isso só aconteceu, mais ou menos, três anos depois da inauguração do blog, e precisei de muito apoio dos meus amigos e família. Parece uma coisa boba, mas não é. 
Quando criei essa sessão, eu disse a mim mesma que eu era boa o bastante para me expôr ao mundo como escritora de fantasia. E aqui estou até hoje, feliz e plena como nunca pensei ser possível. 


2) GRL PWR
Hoje em dia, a sessão que mais gosto de resenhar é a GRL PWR
Comecei escrevendo posts para um desafio chamado "12 Grandes Livros para Grandes Mulheres" e, depois, criei o "Literatura de Res-Peito"
Encontrei na literatura uma forma de ativismo para o empoderamento feminino e para a igualdade entre gêneros e, além disso, percebi que o Perplexidade e Silêncio era uma ótima plataforma para estas discussões. 
Fico contente de saber que meu blog é acessado por muitas mulheres que buscam nestas resenhas apoio e incentivo para juntarrem-se à causa.

3) Dizer não às modinhas
Um dos processos de amadurecimento mais legais que tive através do blog foi saber dizer "não". No começo, era muito comum me dizerem que eu devia fazer parcerias com editoras, ou falar sobre um determinado livro para obter mais visuaizações, e quem sabe até fazer um canal no YouTube (falo disso depois). Mas a verdade é que eu não me importo se sou popular ou não. Se tenho milhões de acessos ou uma centena deles. Eu falo sobre o que eu gosto, o que eu acredito, o que me interessa e o que acho que vale a pena perder meu tempo com. Não me importo nem um pouco - nem um tiquinho! - com a modinha vigente. Aqui o conteúdo é autêntico.


4) Quando tentei uma coisa nova
Sim, o Perplexidade e Silêncio tem um canal no YouTube e serei curta e grossa em relação a ele: não gostei da experiência e não pretendo atualizá-lo.
O motivo por eu ter criado este canal foi que eu estava num momento de vida de experimentação e de reinvenção. Há muitos anos eu vinha me colocando limitações e travas, por diversos motivos e em vários aspectos da minha vida, e eu decidi que queria tentar coisas novas. E tentei. Não gosto de falar em público, muito menos de gravar vídeos, mas tentei. Não gostei, mas a experiência foi muito produtiva para mim e para o blog.

5) Palestra sobre Coragem no Creative Mornings
Com o tempo, o Perplexidade e Silêncio proporcionou que eu me tornasse referência em alguns assuntos, como, por exemplo, ser escritora independente ou técnicas de escrita criativa.
Mas foi um momento muito marcante quando o Creative Morning me escolheu para dar uma palestra sobre coragem. 
Para ver a matéria sobre esta palestra, clique aqui
Há também um vídeo com a minha palestra mas, infelizmente, a qualidade do áudio não está muito boa. Se você quiser ver mesmo assim, clique aqui.


6) Os amigos que fazemos pelo caminho
Sou dos anos 90. Na minha época, conhecer alguém da internet era algo, primeiro, inimaginável e, depois, perigoso e esquisito. Até hoje ainda tenho minhas ressalvas com redes sociais, mas é minha alma de velha falando. Felizmente, o Perplexidade e Silêncio me permitiu fazer algumas amizades que caminham lado a lado comigo ao longo de todos estes anos. São meninas lindas e incríveis que também falam de Literatura e são muito especiais para mim. Falo de vocês, Nina Spim, Bia Oliver e Aline Fraenkel. (E, por favor, prestigiem os blogs delas, elas são demais!).

7) Minha convidada (mais do que) especial
A Deborah Mundin é a pessoa que me socorre quando fico sem assunto para escrever um "O livro ou o filme?", que comentava todos os posts no início do blog me sugerindo como melhorar, que se interessa por um tipo de literatura que me tira da zona de conforto, que se preocupa em entregar posts de qualidade quando a chamo para participar. Ela é minha parceira oficial de antologias e concursos, leitora-beta por excelência e minha melhor amiga.
Ela é a única convidada especial do Perplexidade e Silêncio e não é à toa: sua visão de mundo complementa a minha, assim como sua personalidade e seu estilo de escrever. 
Procure pelos posts dela no blog, você vai adorar, tenho certeza!


Hoje o texto será um pouco diferente dos outros, não vou falar de livro ou filme e sim um relato sobre como é escrever para o Perplexidade e Silencio.
Começo dizendo que escrever aqui é uma honra, pois o PS, para mim, se tornou um local que sempre revisito quando preciso de alguma indicação sobre livros e ser convidada a escrever para escrever no blog que uso como referência é receber um presente precioso. 
Nesses 10 anos de amizade com a Rúbia pude acompanhar todo o crescimento do PS: que começou de uma forma bem difusa, já havia uma ideia de onde queria chegar mas ainda era só esboço e foi passando por transformações que lapidaram para chegar nesse formato que, pra mim, é o melhor mas, com a garra e determinação que Rúbia tem, tenho certeza que ainda não deve ser o topo e pretendo estar aqui, continuando a acompanhar essa trajetória, seja como colaboradora ou público. =) .
E, por fim, quero agradecer a todos que acompanham o Perplexidade e Silêncio. Todos vocês fazem os meus dias mais alegres e coloridos. Obrigada por comparilharem desta paixão por Literatura! (:

Por fim, obrigada a todo mundo que acompanha o blog, pois são todos vocês que fazem valer a pena tanto trabalho e dedicação! 😃

0 Comments