O livro ou o filme? | 8 coisas que não aparecem em Blade Runner


"Blade Runner" (1982) e "Blade Runner 2049" (2017) são alguns dos meus filmes preferidos e, por isso, nada mais natural do que ler a obra que os originou, "Andróides Sonham com Ovelhas Elétricas?" de Philip K. Dick. De antemão, já adianto que esta disputa livro versus filme dá empate e este post é sobre as principais diferenças entre o livro e os filmes.

Escrito em 1968, a estória do livro acontece em uma São Francisco pós-apocalíptica em 1992, mostrando que a Terra foi atingida por uma guerra nuclear. Os seres humanos precisaram emigrar para Marte, onde uma nova colônia foi estabelecida, mas algumas pessoas ainda continuaram no planeta. Estas pessoas foram afetadas pela poeira e denominadas Especiais, pois ficaram com o sistema cognitivo depreciado (e foram apelidadas pejorativamente de "cabeças de galinha"). 
Os andróides foram construídos para ajudarem na colonização de Marte mas alguns, contra a lei, fugiram da colônia e vieram para a Terra. É aí que aparece o caçador de recompensas Richard Deckard, que tem a missão de aposentar - ou seja, matar - estes andróides fugitivos.

Para este post, listarei quais são os elementos que aparecem neste livro que foram deixados de fora dos filmes. 

1. Iran, a esposa de Deckard: embora no filme Deckard seja retratado como um solitário caçador de recompensas, no livro ele é casado com Iran. Dick não fornece maiores informações sobre o passado deste relacionamento, mas eles parecem ter uma rotina e uma dinâmica já bem estabelecidas, como em um relacionamento de longo prazo. Também não sabemos muito sobre Iran, apenas que ela fica o dia inteiro em casa esperando por Deckard retornar de suas caças aos andróides.

2. O sintetizador de ânimos: a tecnologia futurista desta obra vai além dos andróides e dos carros "voadores". Deckard e Iran possuem um dispositivo chamado de sintetizador de ânimos, que programa em seus cérebros quais sensações e sentimentos eles querem ter. O sintetizador vai muito além de emoções como alegria ou tristeza, sendo bastante sofisticado e contando com quase mil opções de ânimo, que incluem: depressão auto-depreciativa, esperança pelo futuro, vontade de assistir TV, paz consigo mesmo, entre outros.

3. Deckard e os animais elétricos: embora os animais elétricos sejam mencionados, de passagem, nos filmes, eles tem um enorme peso no livro (só pelo título deste, já é possível perceber). Como tudo na Terra foi extinto por causa da guerra nuclear, sobraram pouquíssimos seres vivos, que ganharam status extraordinário e custam caríssimo. Por isso, animais elétricos foram construídos para suprir as pessoas que não tem dinheiro para pagar um animal real. Deckard carrega no bolso o Sidney's, um manual dizendo quais são os animais extintos, quais são os que ainda vivem e quais são seus preços. Ele é fascinado pela idéia de ter um animal real, principalmente depois que sua ovelha elétrica parou de funcionar.

4. Mercerismo: há um forte componente religioso no livro que, para mim, foi a parte mais interessante da estória - sobretudo no final, quando descobrimos a verdade por trás disso. Wilbur Mercer é um novo messias destes tempos apocalípticos e, através da caixa da empatia, as pessoas se fundem a todos os seguidores de Mercer e compartilham suas alegrias e tristezas. De modo geral, os seguidores do mercerismo são bem fanáticos.

5. A emigração para Marte e a poeira: nos filmes, somos introduzidos àquela atmosfera fantástica, mas faltam maiores explicações dos motivos que deixaram a Terra daquele jeito. No livro, Dick menciona que a Terra foi devastada por uma guerra nuclear e os sobreviventes foram levados para Marte. Na Terra, restou apenas a "escória da Humanidade".

6. John R. Isidore: no livro, Deckard divide o posto de protagonista com Isidore. Ele é motorista de uma van que recolhe e entrega animais elétricos que precisaram de conserto. Ele é um Especial e sua ingenuidade e simplicidade de raciocínio fazem toda a diferença na estória, quando ele encontra o grupo de andróides fugitivos. Em alguns momentos, gostei mais das partes envolvendo Isidore do que Deckard, pois o achei uma personagem muito interessante.

7. Buster Gente Fina e o canal de TV: os seres humanos que permaneceram na Terra tem apenas uma opção de entretenimento, que é um canal de TV onde, 24 horas por dia, passa o programa do apresentador Buster Gente Fina e seus convidados. Este programa é alienante e sufocante, representando bem como a Terra pós-apocalíptica ficou.

8. Philip Resch: quando Deckard começa sua busca pelo grupo de andróides fugitivos, ele se depara, num dado momento, com Philip Resch, outro caçador de recompensas. O grande dilema de Resch é saber se ele é humano ou andróide, pois ele apresenta comportamentos característicos de ambos. Além disso, Resch tem uma função primordial no arco de Deckard, pois é ele que planta a semente da dúvida em Deckard sobre o relacionamento com os andróides, além de ter tido relação sexual com Rachel.

O livro ou o filme? Os dois. Jamais seria possível escolher ou um, ou outro. Como o próprio Philip K. Dick disse em uma entrevista pouco antes de morrer, alguns dias antes do lançamento do filme de 1982, as obras se complementam. 
No livro, Dick apresentou um cenário social mais amplo sobre a sociedade pós-apocalíptica, mostrando os costumes, o cotidiano, o comportamento e as crenças das pessoas que permaneceram na Terra. Há dilemas morais e religiosos envolvidos, que trazem camadas diferentes para a estória.
Nos filmes, o foco ficou na personagem de Deckard e em seu relacionamento com os andróides. A personagem de Rachel (embora um pouco modificada nos filmes) aparece para mostrar que tal relacionamento não é tão lógico nem tão objetivo como Deckard achava. Este foco é um recorte da obra de Dick, mas foi um recorte muitíssimo bem feito e bem roteirizado, que não deixa nada a dever para a obra original.
É impossível gostar de ficção-científica e não gostar destas três obras, e não há dúvidas de que elas são um marco na cultura pop.

Por aqui, Philip K. Dick já apareceu em outra disputa livro versus filme, confira:

0 Comments