Especial 6 Anos | 6 Lugares Literários Inspiradores


Ao longo destes seis anos de blog, procurei conhecer lugares que estivessem relacionados à literatura, para buscar inspiração e, também, para descansar da correria do dia-a-dia. No post de hoje em comemoração ao aniversário do Perplexidade e Silêncio, escolhi os meus seis lugares preferidos para compartilhar com vocês.

1. British Library, Londres


Na primeira vez que fui a Londres, em 2012, me hospedei em frente à British Library e me apaixonei instantaneamente pelo lugar. Quando retornei em 2014, não pude visitá-la mas, nesta viagem de 2016, finalmente consegui retornar à biblioteca. A British Library é considerada a maior biblioteca do mundo, se contabilizar livros catalogados. Ela é realmente uma biblioteca enorme e, mesmo sem poder entrar nas Readings Rooms, já vale a visita e o passeio, pois o prédio é lindo, aconchegante e silencioso. Para ver a Galeria de Fotos completa com as minhas fotos e mais informações sobre a biblioteca, vá para este post.

2. Reykjavík, Islândia


O primeiro lugar que me deparei com uma centena de livros foi o fleamarket Kolaportið. O mercado acontece apenas aos finais de semana, em uma região portuária de Reykjavík (capital da Islândia), dentro de um galpão bastante antigo que cheira a peixe. Lá, basicamente vende-se roupas, sapatos e objetos de segunda mão, com preços baixos. Depois, me deparei com a maior rede de livrarias do país, a Eymundsson. Para minha alegria, eles tem uma sessão de livros apenas para escritores islandeses e outra, logo ao lado, para os livros onde o cenário é a Islândia.
Para ver todas as fotos que tirei por lá, clique aqui.
Lá, comprei um livro de um ator islandês que foi resenhado neste post: Desafio Livros pelo Mundo | Moonstone, de Sjòn

3. Shakespeare Glbe Theater, Londres


Em 1599, William Shakespeare e sua companhia de teatro construíram o Globe Theater, na beira do Rio Tâmisa. O teatro originou pegou fogo e foi reconstruído alguns anos depois, em 1613. A construção atual dele foi terminada em 1997. Ao mesmo tempo em que o espaço celebra Shakespeare, os organizadores também tem o intuito de valorizar a Literatura e o Teatro de outros atores. Por isso, diversas peças acontecem ao longo do ano. Para ver as outras fotos que fiz por lá, clique aqui.

4. The Elephant House, Edimburgo, Escócia


Desde criança tenho curiosidade e interesse pela história deste país e a vontade de ir lá só aumentou quando me dei conta que estaria nas terras de J. K. Rowling. Em diversas entrevistas, a escritora de Harry Potter disse que começou a escrever a saga na cafeteria The Elephant House. Como estávamos na cidade, lógico que fomos conferir o local de nascimento desta obra tão maravilhosa. Para ver as outras fotos que tirei por lá, clique aqui.

5. Empório Canela, Canela, Rio Grande do Sul


Passeando pelo centro da cidade de Canela (RS), eis que me deparo com o Empório Canela, a concretização do meu sonho. O Empório Canela fica numa casinha de madeira linda e, logo na entrada, o cachorro do local estava tranquilamente comendo em seu potinho, ao lado de um grupo de pessoas sentadas em cadeiras no jardim. Fomos recebidos pela pequena livraria e seu acervo super bem escolhido: havia muitos livros de ficção, fantasia e de escritores brasileiros, além de uma estante dedicada a autores gaúchos. Para ver todas as fotos que tirei por lá, clique aqui.

6. Casa Guilherme de Almeida, São Paulo


A casa é um museu em homenagem ao escritor Guilherme de Almeida, que fez parte do movimento Modernista e lutou na Revolução de 1932. Além de escritor, também era tradutor, pintor, poeta e crítico de cinema. No seu círculo social, havia nomes de peso como Lasar Segall, Mário de Andrade, Anita Malfatti, entre outros. A casa onde ele morava virou, além do museu, um espaço de produção literária, com diversos eventos. Para ver todas as fotos, clique aqui.

E você, tem um lugar literário preferido? Deixa aí nos comentários que vou adorar saber!

1 Comments

  1. Oiee

    Li seu post e amei.
    E ainda indico um lugar literário mágico que conheci em Porto, Portugal.
    A LIVRARIA LELLO.

    Pequena, acolhedora e muito especial.

    bjos

    ResponderExcluir