Especial 6 Anos | 6 escritores incríveis que você deveria conhecer



Continuando os posts comemorativos dos seis anos de existência do Perplexidade e Silêncio, hoje irei falar um pouco sobre os escritores mais legais da atualidade. Escolhi seis dos meus favoritos para compartilhar na sessão Escritores que Inspiram.


1. Ursula K. Le Guin

Ursula K. Le Guin escreve, predominantemente, ficção-científica e fantasia. Suas estórias são as mais originais do gênero, na minha opinião, pois mexem com os paradigmas elementares de nossa sociedade e propõem mundos realmente novos e desconhecidos. Além disso, Ursula tem uma personalidade única: atualmente com 87 anos, disponibiliza todos os seus livros online e de graça na internet (é só pesquisar que você encontra, algumas obras delas estão traduzidas no português de Portugal) e é totalmente contra o mundo editorial e o capitalismo das artes. Ela é incrível e as estórias dela dão muito o que pensar. Para conhecer o trabalho dela, clique nos links abaixo:


2. Brandon Sanderson

Brandon Sanderson é um escritor americano de fantasia, desde de estórias infantojuvenis até obras para o público adulto. Acredito que ele tenha dois pontos fortes: 1) ele é extremamente criativo e original na elaboração de sistemas mágicos e sociedades fantásticas e 2) ele constrói e desenvolve personagens cativantes e carismáticos como ninguém. Para o mundo editorial, sua inovação consiste em elaborar estórias de Alta Fantasia, sem que o leitor precise comprar e acompanhar um número absurdo de livros como normalmente este gênero impõe. Navegue nos links abaixo para conhecer as obras de Sanderson:


3. Cixin Liu

Conheci este escritor através do Desafio Livros pelo Mundo, cujo objetivo é divulgar escritores que não sejam do clássico eixo EUA-Inglaterra e permitir que os leitores conheçam outras culturas e costumes. Ele foi uma das melhores surpresas que tive neste desafio, pois é um excelente escritor de ficção-científica. Depois de ganhar nove vezes o maior prêmio da literatura de ficção-científica chinesa, o Galaxy Awards, ele ganhou o Hugo Awards e, com ele, seu nome se espalhou pelo resto do mundo. Aqui no blog, falei sobre "O Problema dos Três Corpos", que é o melhor - e mais complexo - livro deste gênero que eu já li. Se ficou curioso, acesse os links abaixo.


4. Robert Jordan

James Oliver Rigney Jr, falecido em 2007, possuía diversos pseudônimos e cada um servia a um gênero literário que escrevia (faroeste, romances históricos, etc). Robert Jordan foi o pseudônimo escolhido para sua saga de fantasia épica, "A Roda do Tempo", que começou a ser escrito em 1984. Atualmente, quem escreve a saga, após sua morte, é o Rei Brandon Sanderson, mencionado acima. 
A primeira coisa que notamos na série é que os livros são longos. O menor deles que li, até agora, tinha quase 700 páginas. Isso pode afugentar alguns leitores, mas garanto que cada página vale a pena ser lida, pois Jordan criou um mundo extremamente detalhado, complexo e criativo - e daí surgem as comparações com Tolkien. Há um grande número de personagens, mas, ao contrário do que acontece normalmente, não as confundimos e nem nos perdemos nas referências, pois há muita coesão entre as estórias, as personagens e os capítulos.
A estrutura do sistema mágico da saga também é excelente, desde saidin/saidar, que são poderes masculinos e femininos que controlam o mundo (para o Bem e para o Mal), até a figura de um Demônio assustador, chamado Shai'tan.
Há diversos povos e culturas ao longo dos livros, que são apresentados ao leitor conforme as personagens percorrem o mundo em busca de completar suas próprias missões. As missões são interligadas, pois fazem parte da Roda do Tempo, um elemento análogo ao Destino, que tece um padrão que ninguém pode alterar.
Das diversas personagens, três delas são ta'veren, ou seja, são imprescindíveis e fundamentais para a teia da Roda do Tempo e não podem, por mais que tentem, fugir de seus destinos: Rand al'Thor, Mat Cauthom e Perrin Aybara.
Para saber mais sobre suas obras, clique abaixo:



5. Sylvain Neuvel 

Lingüista de formação, Sylvain Neuvel, canadense, nem sempre foi escritor. Ele já vendeu sorvete, descontaminou solos e largou o ensino médio, para onde retornou anos depois. Ele parece ser uma pessoa, no mínimo, interessante, o que refletiu em sua obra.
"Arquivos Têmis" é uma trilogia de ficção-científica que parte do pressuposto de que uma civilização alienígena deixou na Terra, há cinco mil anos, partes de um robô que se completariam formando uma arma com poder destrutivo nunca antes visto. Não sabemos se esta arma foi deixada como defesa para a Humanidade contra algum mal vindo do Universo ou se a própria raça alienígena virá buscá-la em algum momento. Também não sabemos se a tal raça retornará à Terra e com qual intenção.
Para ler a resenha do primeiro volume desta trilogia, "Gigantes Adormecidos", clique aqui.


6. Elena Ferrante

E, para ninguém dizer que só escolhi autores de fantasia e ficção-científica, minha última selecionada é uma romancista de mão cheia. Escritora publicada desde 1992, Elena Ferrante mantém sua identidade em segredo até os dias hoje. Se utilizando de pseudônimo, ninguém sabe ao certo quem ela é. O que foi possível descobrir sobre ela, através de cartas trocadas com seus editores, é que ela nasceu em Nápoles, viveu fora da Itália por um tempo e é mãe. Diversos professores universitários e pessoas influentes do mundo literário, até hoje, tentam desvendar este mistério.
Aqui no blog, resenhei o primeiro volume de sua Série Napolitana, A Amiga Genial. Clique aqui.

Quer me recomendar algum escritor? Deixa aí nos comentários que vou adorar saber!

0 Comments