Top 5 | Cinco séries inspiradas em livros, parte 2


Se a comparação entre livros e suas respectivas adaptações para o cinema já gera polêmica, isso não é diferente quando uma obra literária vira uma série de TV. Com a crescente produção de séries deste tipo, resolvi elencar mais cinco séries adaptadas de livros que andei assistindo nos últimos tempos (e não necessariamente gostando).

Para ler a parte 1 deste Top 5, clique aqui.

Vulgo Grace (Netflix/Margaret Atwood)

Margaret Atwood se baseou em acontecimentos reais de assassinato e fuga, ocorridos no século 19 no Canadá e, a partir deles, criou uma obra de ficção cheia de suspense e mistério. A protagonista Grace é acusada de assassinar seu patrão e sua amante e, tanto o leitor/expectador quanto a Justiça canadense, até hoje, não sabem se ela foi culpada mesmo pelo crime ou não.
A adaptação do Netflix é uma das fiéis que já vi até hoje. Os diálogos são praticamente transcrições do livro, assim como as cenas, os acontecimentos e as características das personagens. Sarah Gadon, que interpreta Grace, entregou uma atuação deslumbrante, captando todas as nuances misteriosas de sua polêmica personagem. Vale a pena assistir a série e ler o livro, pois ambos estão ótimos.
Caso você queira acessar a resenha completa do livro, clique aqui.

Carbono Alterado (Netflix/Richard Morgan)

Esta é uma obra de ficção-científica cyberpunk que vai agradar os fãs do gênero e também quem gosta de enredos policiais e de investigação. Em um futuro pós-apocalíptico, as pessoas são capazes de armazenar suas almas (memórias, sentimentos, pensamentos, personalidade) em cartuchos, que fazem backups frequentes. Quando o corpo de uma pessoa morre, ela pode colocar seu cartucho em outro corpo e continuar viva. Além disso, o ser humano foi capaz de fazer diversas adaptações em sua neuroquímica, gerando versões de si mesmo praticamente invencíveis. Takeshi Kovacs é colocado de volta ao mundo em um novo corpo e é contratado por um poderoso milionário para investigar um assassinato.
Tenha consciência de que esta sinopse que escrevi acima é extremamente simplista. O livro de Richard Morgan traz idéias incríveis e profundas e merece ser lido. A série, dinâmica e cheias de cenas de ação, também é ótima.
Há muitas diferenças entre a estória da série e a do livro. Na série, a personagem Tenente Ortega ganha destaque e inseriram sua família, com os respectivos dramas e conflitos, enquanto no livro ela não tem o mesmo peso para Takeshi. O próprio Takeshi, tanto fisica quanto psicologicamente, é retratado de um jeito mais sexy na série, enquanto no livro seu apelo é mais adulto e violento. Na série, há também a inserção de Quell, ex-amor de Takeshi e líder dos Emissários, que mal aparece no livro. De qualquer forma, ambas as obras merecem sua atenção. 
Resenha do livro em breve.

Desventuras em Série (Netflix/Lemony Snicket)

"Desventuras em Série" é uma obra composta de treze livros, voltada para o público infantil, escrita por Lemony Snicket e publica originalmente em 1999. Os livros acompanham as tragédias que acontecem na vida dos irmãos Violet, Klaus e Sunny Baudalaire, que perdem os pais em um incêndio. Após ficarem órfãos, eles passam de casa em casa em busca de uma nova família, encontrando pessoas terríveis e más em seus caminhos. Snicket avisa, logo de cara, que o leitor não deve esperar um final feliz - e, de fato, o final feliz nunca chega.
Para quem não tem paciência de ler os treze livros, a adaptação feita pelo Netflix é uma boa opção. Lançada em 2014, as temporadas não são, necessariamente, apenas um volume da saga literária. A primeira temporada, por exemplo, englobou acontecimentos do primeiro ao quarto livro. Talvez este resumo incomode os fãs dos livros, mas eu gostei bastante, pois não tive paciência para a escrita de Snicket.

Outlander (Starz/Diana Gabaldon)

Atualmente, Outlander é uma série com oito livros (imensos) escritos por Diana Gabaldon. A protagonista é Claire Randall que, em uma viagem romântica pela Escócia com o marido Frank, descobre um portal para o passado e viaja no tempo. Assim, ela vai parar no ano de 1743 e encontra Jamie Fraser e Jonathan Randall que, supostamente, é um dos ancestrais de Frank e é o grande antagonista do enredo.
A série do canal Starz foi lançada quase ao mesmo tempo que os livros. O relacionamento tórrido entre Jamie e Claire e as cenas frequentes de sexo da trama com certeza atraíram público, ainda mais em tempos que a literatura e o entretenimento hot estavam em alta. As ambientações históricas são lindas, a fotografia é de cair o queixo e os acontecimentos da série são bem fiéis aos livros. Por enquanto, cada livro ganhou uma temporada, o que confere um maior detalhamento aos eventos.
Para ler a resenha sobre o primeiro volume, "A Viajante no Tempo", clique aqui.

Electric Dream (Amazon/Philip K. Dick)

Para quem gosta de ficção-científica, esta série também é altamente recomendada. Philip K. Dick é reconhecido por ser um dos pilares do gênero e seus livros inspiram filmes e games desde os anos 60.
Nesta série lançada em 2017, há dez episódios na primeira temporada e cada episódio é uma estória independente. Eles podem ser vistos separadamente e em qualquer ordem. Cada episódio é baseado em um conto de Philip K. Dick e os ambientes tecnológicos entre eles são similares.
Um dos episódios, por exemplo, dois turistas do espaço, entediados, resolvem voltar à Terra para ver o que o mundo se tornou após a evacuação de toda a Humanidade, depois de uma explosão solar. Uma idosa de 342 anos os acompanha, sonhando em rever um rio do estado da Carolina do Norte.

Conhece mais alguma série baseada em livro? Deixa aí nos comentários que vou adorar saber.

0 Comments