EuroTrip: Lugares Literários - The Elephant House (Edimburgo)


Logo que começamos a planejar nossa EuroTrip, um dos lugares que fiquei mais ansiosa em conhecer foi a Escócia e sua capital, Edimburgo. Desde criança tenho curiosidade e interesse pela história deste país e a vontade de ir lá só aumentou quando me dei conta que estaria nas terras de J. K. Rowling.
Em diversas entrevistas, a escritora de Harry Potter disse que começou a escrever a saga na cafeteria The Elephant House. Como estávamos na cidade, lógico que fomos conferir o local de nascimento desta obra tão maravilhosa.




J. K. Rowling escreveu nesta cafeteria o primeiro volume de Harry Potter, "Harry Potter e a Pedra Filosofal". Ou é o que se diz, pois existem versões que ela começou a obra em Porto (Portugal), onde lecionou por um tempo. Fato é que a cafeteria ficou famosa depois desta afirmação da escritora, o que resulta em uma fila de espera na porta e avisos de que ninguém poderia entrar apenas para fotografar o local - quem quisesse tirar fotos da cafeteria deveria fazer uma doação à instituição de crianças necessitadas que J. K. Rowling é patrona.



A cafeteria The Elephant House fica do outro lado da rua da biblioteca de Edimburgo. Não foi difícil perceber que J. K. Rowling devia estar na biblioteca quando se deparou com a cafeteria que, em si mesma, não tem nada de extraordinário. O lugar é todo decorado com elefantes - obviamente. É uma coleção invejável destes animais, em todos os formatos, cores e materiais imagináveis. A atmosfera é aconchegante, a decoração é simples e a comida é caríssima. Nos contentamos com uma xícara de café e um pedaço de bolo, apenas para ter o que consumir e poder fazer as fotos sem estresse.


A única mênção a J. K. Rowling ou a Harry Potter é um pequeno quadro em uma das paredes, com algumas fotos dela escrevendo em um caderninho, bem jovem e com cabelo ruivo e rebelde. Muitas pessoas paravam ali para tirar uma foto do quadro e, por isso, na nossa estadia na cafeteria, não consegui uma foto sequer sem cabeças e pessoas na frente. O banheiro é inteirinho pixado, com recados de fãs de Harry Potter escritos por todas as paredes, teto, chão, portas e até nas janelas. 

Foi uma experiência interessante passar por ali. Ficamos imaginando onde ela gostava de se sentar, o que ela comia ou que a agradava no local. Apesar da comida cara e do bolo ruim - uma pena! - se você é potterhead e estiver passeando por Edimburgo, vale a pena conhecer.


0 Comments