Ilustradoras que me inspiram

Recentemente, resolvi começar a mostrar meus desenhos por aí. Quem acompanha o blog, o canal do YouTube do Perplexidade e Silêncio e, principalmente o Instagram, viu que publiquei alguns speedpaints de sketches meus. Tudo isso começou por causa de cinco ilustradoras, que são extremamente talentosas e me inspiram todos os dias. Por isso, resolvi falar um pouco sobre elas.
De forma geral, me atraio por ilustrações que misturam fantasia, contos-de-fada e animais da floresta (woodland), e gosto que os desenhos contem uma estória. Com isso, acabo gostando de ilustrações que tem um quê de infância e de fofura, porque de realista e seca já basta a vida - hehe.

A Anita Gadzinska é minha maior inspiração, porque ela é "gente como a gente". Começou desenhando como hobby, até que decidiu levar a sério e estudar Desenho. Ela tem idéias bastante autênticas de desenho e não se preocupa com o que os outros irão pensar sobre os temas que escolhe. Além disso, ela tem uma disciplina invejável e faz desafios diários e semanais de ilustração. Gosto também de como ela mistura diversos materiais: aquarela, lápis de cor, pastel seco, canetas, etc. E, para completar o pacote, ela é uma fofa, responde aos comentários dos seus admiradores, interage, conversa e já chegou até a ver e comentar um dos meus speedpaints.

Sou apaixonada pelas sereias e pelos rostinhos da Liana Hee. Ela é reconhecida por ambos e costuma usar guache nas suas ilustrações, que costumam ser pequenas e delicadas. Os cabelos das sereias também são incríveis, porque tem um movimento único e fluído, que até agora ainda não aprendi a fazer. Adoro o estilo feminino e adorável dela.

Conheci a Nina Stajner porque comprei, junto com meu namorado, o livro de colorir dela. O livro veio lá da Eslovênia e valeu a espera, pois é o mais lindo e mais fofo que já vi. Os animais da Nina são extremamente cativantes, parecem saídos de um conto-de-fadas e possuem personalidades próprias. Colorir o livro dela me inspira muito a desenhar, e as ilustrações dela são verdadeiras estórias.

Comecei a acompanhar o trabalho da Qinni quando estava pesquisando referências para as personagens do meu novo livro. Fiquei encantada com os traços dela e como ela é capaz de desenhar expressões faciais tão bonitas nas suas meninas. Também admiro os temas que ela escolhe para os desenhos, que sempre tem um pouco de magia e imaginação. As galáxias que ela faz com aquarela também são lindas.

Deixei a Teagan White por último de propósito, porque tudo começou com ela. Ela foi a primeira ilustradora que chamou minha atenção, com seus traços que parecem saídos de um livro infantil, e seus animais fofos e cheios de personalidade. Escrevi um artigo inteiro sobre ela que pode ser lido aqui.

Sei que tenho muito caminho pela frente, mas saber que estas garotas conseguiram dar vida aos seus mundos desta forma, me incentiva a continuar. E, quem sabe, um dia inspirar alguém.

5 Comments

  1. Ruh, que saudade! Tenho acompanhado de pertinho os desenhos que você publica por aí, e tenho gostado bastante! Gostei muito do "I need more space" que você postou hoje. Não sei há quanto tempo você pratica, mas espero que continue postando seus trabalhos! De todas as que você citou, eu só conheço a Qinni, e tenho um amor tão grande pela arte dela!! Estava pensando em fazer um post só sobre ela, mas talvez eu reúna ilustradoras legais em um post, que nem você!
    Não sei se você conhece, mas eu AMO o estilo de ilustração da @dianapedott, é tão vintage, tão fofo, as cores são tão harmônicas! Outra que eu gosto muito é a Ju Fiorese, ela me parece ser o tipo de pessoa extremamente abraçável e fofíssimo.
    Vou procurar as outras ilustradoras do seu post! <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou adorar ver um post seu com suas ilustradoras favoritas! Já comecei a xeretar estas duas que você mencionou, pois não conheço o trabalho delas ainda. E obrigada pelo incentivo aos meus desenhos, ainda tenho muuuuuito o que melhorar mas, como diria a Dory, "continue a nadar, continue a nadar". Beijos, querida, adoro quando você vem me visitar (:

      Excluir
  2. Todas maravilhosas <3 E duas dicas pra você: Fran Meneses (frannerd), ela é uma das minhas preferidas; além dos desenhos lindos, ela é uma fofa e os vídeos dela no youtube são super bem editados e artísticos, eu adoro ela. Também acompanho a Anke Weckmann e gosto do estilo dela. Depois procura pelas duas, talvez você goste (:

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oba, ADORO dicas de ilustradoras. Xeretarei os perfis delas sem dúvidas. Obrigada!

      Excluir
  3. AIII, MEU CORAÇÃO!

    Sabe que tava m-o-r-r-e-n-d-o de saudade de vir você falando de ilustrações???
    Vejo muito de você as ilustrações da Anita, da Nina e da Teagan? Todas super fofas, igual ao que você desenha <333
    Vou ver seus últimos speedpaints em breve! <33

    Love, Nina.
    http://ninaeuma.blogspot.com/

    ResponderExcluir