Galeria de Fotos #25 | Meus livros favoritos: As Brumas de Avalon (Marion Zimmer Bradley)


Quando comecei esta série de fotos sobre os meus livros preferidos, uma das primeiras coisas que me passou pela cabeça foi que gostaria de um tom místico para "As Brumas de Avalon". No passado, fizemos um ensaio com esta temática (aqui) e tentei, ao máximo, não repetir os conceitos, o que foi bastante desafiador. 
Primeiro, falarei da locação das fotos. Fizemos elas em um feriado prolongado no mês de Abril, na casa que minha família tem no interior de São Paulo. Lá, há um pomar (com abacateiros, ameixeira, bananeira, pé de limão e de laranja, pitangueira, jabuticabeira, entre outras plantas) e é meu lugar preferido na casa. O silêncio só é entrecortado pelo barulho de passarinhos e sinto uma imensa paz ali.
Além disso, passei grande parte da minha infância nesta casa e, como disse neste vídeo, "As Brumas de Avalon" foi a primeira série de fantasia que li, quando tinha uns 10 anos de idade, e achei propício usar o pomar como pano de fundo.


Agora, falando sobre o livro. A série "As Brumas de Avalon" é composta por quatro livros, publicados a partir de 1979 e escritor por Marion Zimmer Bradley. Ela começou escrevendo romances sensacionalistas ruins (segundo a própria) para ganhar dinheiro, até que lançou Brumas e atingiu o ápice de sua carreira. 
Nesta série, a lendária história do Rei Arthur e da Távola Redonda é contada integralmente a partir do ponto-de-vista das mulheres que estão presentes em sua trajetória. Há alguns aspectos fidedignos ao registro histórico da época, mas grande parte do enredo é uma trama fantasiosa e ficcional criada por Marion.
Assim, as protagonistas da série são: Guinevere, esposa de Arthur e que o influencia a largar a religião pagã em prol do cristianismo; Morgana, sacerdotisa de Avalon e detentora de grandes poderes mágicos; Morgause, rainha de uma outra região e Viviane (a Senhora do Lago), mentora de Morgana. Claro que fiz uma super condensação das personagens, pois elas são cheias de camadas e nuances que são incríveis de serem exploradas.


A série abrange um período de cerca de 70 anos, iniciando após o nascimento de Morgana e acompanhando-a até a vida adulta. Os relatos misturam política, estratégias, religião, magia e feminismo. A idéia de Marion foi a de preencher as lacunas dos relatos históricos da Era Arthuriana, enfatizando as influências do paganismo e das mulheres na política e na sociedade.
Assim, "As Brumas de Avalon" explora o choque entre os sexos e a disputa de poder entre homens e mulheres, aprofunda a questão de sucessão dos tronos e casamentos arranjados, mostra os rituais pagãos e seus simbolismos (minhas partes preferidas) e a ascensão de Arthur a Rei.


Por isso, recomendo muitíssimo a leitura desta série. Ela reúne diversos assuntos de um jeito coeso e poderoso e que traz uma visão de empoderamento das mulheres.

Em uma visão macro, esta série literária, na realidade, é a última parte do Ciclo de Avalon. Antes, Marion escreveu sete livros sobre Avalon e as várias mulheres que fizeram História na Bretanha. Após sua morte, Diana L. Paxson continuou o Ciclo de Avalon.

4 Comments

  1. Oi, moça!
    Mil desculpe aparecer só hoje. Sei que tô em falta :(
    Mas meu tempo tava bem curto pra bloggar e visitar meus amigos blogueiros.
    Adoro esses simbolismos que você traz nas fotografias <3 Acho que essas pedras representam muito bem As Brumas de Avalon! <3 Ainda ver terminar essa série, haha. Preciso comprar o box, porque me desanimei ler os exemplares da biblioteca da minha faculdade, por estarem muito velhos (daí é meio desconfortável de ler).

    Love, Nina.
    http://ninaeuma.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi moça!
      O box sai mais em conta mesmo, eu queria ter comprado os meus assim. Mas aí fui ganhando os exemplares avulsos e ficou tudo des-combinando, sabe. Não gosto.

      Excluir
  2. Oi Ruh!
    Depois desses comentários, eu vou incluir o primeiro livro da série nas minhas leituras desse mês. Na verdade, há tempos que quero ler "As brumas de Avalon", mas estou sempre adiando porque ainda não tenho meus exemplares :(
    Eu gosto muito do Mito do Rei Artur, e recentemente assisti uma palestra (Segue o link, caso tenha interesse: https://www.youtube.com/watch?v=mMw4LrZAYOE) muitíssimo interessante que mudou totalmente o modo como eu via toda a história (sempre gostei muito do lado místico da coisa hihi)
    Estava pensando em fazer um projeto de leitura do Ciclo Arturiano, inclusive... caso conheça alguém que tenha interesse em organizar o projeto, seria ótimo!!
    Vou acompanhar seu blog, já li algumas matérias e achei sensacional <3
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem vi ainda o vídeo mas já gostei hahaha
      Verei esta palestra sem dúvidas, aposto que vou aprender muita coisa!
      Me diz como você imagina este projeto, de repente eu lanço ele aqui no blog ;-)

      Beijos e muito obrigada pela visita! <3

      Excluir