Galeria de Fotos #21 | Trip: São Francisco do Sul, SC


Thoreau foi um escritor que viveu no início do século 19 e era também filósofo e naturalista. Por causa disso, suas obras tem uma forte influência da natureza, com muitas passagens narrativas que envolvem a observação dela e de seus elementos. Sua principal característica literária foi a concentração do enredo nas experiências pessoais das personagens e suas reflexões sobre seu papel no mundo.

Você deve estar se perguntando porque estou falando sobre Thoreau em um post que deveria ser sobre uma parte da minha viagem. Pois explico: ele enfatizava em suas obras e tratados filosóficos a importância da contemplação da natureza e, consequentemente, a reflexão sobre qual é nosso lugar na ordem das coisas.

Thoreau levava suas concepções naturalistas ao extremo, questionando o governo e diversas práticas da sociedade da época (como a escravidão, por exemplo) e, por isso, foi tido como anarquista e excluído de diversos círculos sociais. Um de seus livros mais famosos, chamado "Walden", fala sobre a desobediência civil da personagem central, que vai para a floresta em busca da verdade suprema.
Lembrei dele em São Francisco do Sul (SC), uma ilha que conta com uma cidade histórica que foi a terceira cidade do país a ser colonizada. Seus prédios são tombados pelo patrimônio histórico e ficamos hospedados bem neste Centro. A atmosfera era de uma melancólica e resignada superação de anos e anos de dificuldades, em que a cidade, teimosa, se manteve de pé.
Na cidade calma e tranquila, percebemos que era o exato momento de nos "desligarmos" de tudo: celulares, internet, pessoas, correria, horários. Tivemos tempo o suficiente para ficarmos em silêncio e aproveitarmos a natureza linda que estava ao nosso redor. E tive a oportunidade de ficar quietinha escutando o barulho do mar, e me senti reenergizada e pronta para a próxima.

Thoreau tinha razão: "Cada pôr-do-sol que vejo me inspira o desejo de partir para um oeste tão distante e belo quanto aquele onde o sol sumiu."

2 Comments

  1. Só pelo texto e fotos já senti a tranquilidade do lugar. Que delícia! Estou doida pra fazer uma viagem com meu namorado pra algum lugarzinho sossegado, aproveitar o ambiente - tirar umas fotos com a instax e a analógica, claro hahaha
    Mais uma vez: adoro suas fotos.
    Beijos

    http://sobrelivroseletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tirei duas fotos analógicas só lá neste lugar, depois fotografo elas e mostro procê (:

      Excluir