Top 5 | Cinco indicações de blogs literários

Ao longo do ano, conheci alguns blogs literários legais. Não é algo comum de acontecer, pois acho que, hoje em dia, o conteúdo dos blogs anda fraco: são sempre os mesmos livros e autores a serem resenhados, em um modelo que, para mim, tornou-se cansativo. Além disso, me deparo com erros de português, de concordância e de gramática, entre muitos outros pontos negativos. Assim, quando encontro um espaço com conteúdo autêntico e cheio de personalidade, fico feliz e sigo estas pessoas alegremente. Então, aqui vão minhas indicações de blogs!
Toda semana, passo por lá para ver se tem novidades, pois este blog costuma compartilhar as opiniões sobre livros fora do eixo da modinha vigente. Com isso, não só já descobri leituras muito interessantes nas minhas passagens por lá, como encontrei um lugar onde os livros que li e gostei são resenhados de uma forma bacana. Além disso, a Aline Fraenkel, dona do blog, é introvertida e fofa, destas raras pessoas que realmente participam do mundo do outro e deixam comentários e observações relevantes e legais.
Blog  |  Facebook  |  Instagram

Comecei a acessar o Ei Carol, Leia por acaso, porque via as publicações nos mesmos grupos do Facebook que participo. Um dia percebi que eu sempre lia os posts que a Carol colocava nos grupos e me dei conta de que seria melhor se eu começasse a visitar o blog dela diretamente. E, desde então, também dou uma passadinha por lá toda semana, porque a Carol posta assuntos diversificados, ainda que nem sempre estejam relacionados à Literatura. É um bom jeito de sair da mesmice e se entreter na internet.
Blog  |  Facebook  |  Instagram

Quando quero aquela sensação de aconchego e conforto, acesso o Leituras e Comidinhas. A Bia é documentarista, mas seu espaço não é cool demais nem chato. É um lugar inteligente sem ser intelctualóide, e eu adoro isso. Lá, parece que cada post é um bate-papo com ela. E o mais legal é que "cada livro tem um sabor especial e geralmente o sabor dessa “comidinha” aparece durante a história", como a própria Bia explica a origem do nome do blog.
Blog  |  Facebook  |  Instagram

Gosto muito deste blog por causa da proposta dele. Sabe quando um mesmo livro tem várias edições, e não sabemos qual é a melhor para comprar? O Estante de Luxo tira estas dúvidas, pois a Beatriz e a Manoela descrevem as edições, fazem comparações e mostram as diferenças entre elas. Além disso, elas publicam edições raras ou muito bonitas de livros já conhecidos. Ou seja, é um blog que aumenta nosso desejo consumista de ter a estante mais linda do mundo.
Blog  |  Facebook
Mais do que uma blogueira literária que sigo com frequência, ela tornou-se uma grande amiga. Começamos a nos falar por causa do gosto comum em algumas obras, depois nosso contato foi se aprofundando pelo nosso desejo de nos tornarmos escritoras publicadas e, de repente, plim!, viramos amigas, dividimos experiências e sentimentos. Nina é melancólica, introvertida e muito poética. No seu blog, tem desde resenhas de livros (em sua maioria, YA) até dicas para escritores e textos autorais belíssimos dela. O conteúdo é para quem gosta de temas sensíveis e profundos. 
Blog  |  Facebook


Desejo muito sucesso para vocês todas, meninas, e que possamos trocar dicas literárias por muito e muito tempo!

4 Comments

  1. Achooo que eu não conhecia nenhuma das indicações, o que é muito bacana, pois são novos blogs super legais que vou adicionar aos meus favoritos :D

    Bem bacana sua iniciativa de indicar!
    Beeijo
    Resenhando Sonhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou do post, a intenção é exatamente essa! (:
      Mais tarde vou dar um pulinho no seu também!

      Beijos

      Excluir
  2. Muito obrigada, Ruh, fico muito feliz que goste do meu blog! Adoro o seu, acho super interessante e diferente.
    E também gostei das outras indicações, vou passar em todos, adoro conhecer blogs novos (:

    ResponderExcluir