Além da Literatura | A fotógrafa Brooke Shaden

A fotografia é uma arte que me inspira bastante. Assim como tenho preferência pela Literatura Fantástica, gosto de fotógrafos que criam...



A fotografia é uma arte que me inspira bastante. Assim como tenho preferência pela Literatura Fantástica, gosto de fotógrafos que criam imagens surreais e mágicas, pois este tipo de fotografia permite que o expectador crie uma estória sobre a imagem que vê. Além disso, acredito que este tipo de fotógrafo (a) é como um escritor, pois ele constrói um mundo paralelo em sua arte. E, neste contexto, umas das minhas fotógrafas preferidas é a Brooke Shaden.



O que mais me inspira no trabalho da Brooke Shaden é a capacidade que ela tem de criar imagens fortes, com uma edição de cores e luzes também forte e, ainda assim, demonstrar delicadeza e melancolia. De forma geral, as fotos dela tem um tom mais escuro, quase sombrio, e tenho a sensação de que isso só realça o contraste com a sutileza das imagens, das poses e das idéias de cada foto.

Muitas vezes, Brooke parte de seus próprios sonhos para criar as fotos. Ela costuma dizer que suas criações tem como objetivo "explorar a vida, a morte e outros elementos do mundo". Ela também se inspira em temas como a natureza, renascimento, contos-de-fada e fantasia.

Além da sua arte, outro ponto que me faz admirar muito a fotógrafa é o seu trabalho além das câmeras. Ela mantém um blog, chamado Promoting Passion, onde ela fala de diversos assuntos, desde a produção das fotografias até workshops motivacionais. Ela sabe lidar com as palavras, então seus vídeos e postagens costumam ser muito interessantes, pois ela realmente nos faz acreditar que tudo é possível.


Recentemente, escrevi para o Plano Feminino sobre sua iniciativa de ajudar e profissionalizar mulheres indianas que sofreram com tráfico sexual. Lá, falei um pouco sobre sua instituição e como ela organiza este trabalho, é só clicar aqui para ler a matéria completa.

Além disso, comprei o livro ao lado para o meu namorado - que também é fotógrafo e fã da Brooke - e ela é uma escritora incrível. Neste livro, ela fornece uma série de dicas mais técnicas sobre fotografia mas ela também fala sobre aspectos que são importantes para qualquer pessoa que cria: referências, inspirações, dificuldades, paixões, motivação, e assim por diante.

Como escritora, acho importante obter idéias e conceitos de diversas fontes de arte, e não somente da própria literatura. Muitas vezes, o olhar que a fotografia que tem - mais de síntese, na minha opinião - me ajuda bastante a construir estórias e atmosferas.

Para quem se interessou pela fotógrafa, aqui estão as redes sociais:
Site Oficial | Flickr |  Facebook | Blog

Posts Relacionados

Comente com o Facebook

4 comentários

  1. Me pareceu que a foto que vocês fizeram para a capa do seu livro, apesar de não ser tão surrealista, foi inspirada nessa fotógrafa, não? Pelas cores e composição.
    Não conhecia ela, mas adorei essas fotos do post. Vou procurar mais! Também adoro fotógrafos que tem como tema algo mais surreal e fantástico.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ela é tão presente no nosso dia-a-dia que acho que nos inspiramos mesmo sem perceber :-)

      Excluir
  2. Oi, flor <333

    Adoro esse tipo de fotografia também, acho que nos dá aqueles segundos de "loucura" saudável, sabe? Gosto de imagens que inspiram e, com certeza, servem muito para mentes fantásticas haha. Gostei, especialmente, da primeira :)

    Love, Nina.
    http://ninaeuma.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oba, dessa vez não perdi seu comentário <3 hahaha

      Excluir