Sugestão de Leitura | Belas Maldições, de Neil Gaiman e Terry Pratchett


Já falei bastante sobre o Neil Gaiman (aqui, aqui e aqui) e não tive escapatória de fazer mais uma sugestão de leitura de obra dele. Este livro me foi sugerido pela minha amiga Deborah (obrigada, flor!) que defendeu que era o melhor livro de Gaiman que ela já tinha lido. E, agora que finalizei a leitura, posso dizer que concordo totalmente com ela.

Neil Gaiman escreveu este livro junto com Terry Pratchett. Nos anos 90, Terry era um célebre escritor de fantasia, mas foi diagosticado com Alzheimer em 2007 e morreu no início deste ano, infelizmente.

"Belas Maldições" é uma comédia fantástica sobre o Apocalipse. Só mesmo esta dupla de escritores incríveis seria capaz se transformar um assunto tão denso e religioso em algo mágico e cômico.

Aziraphale, um anjo colecionador de livros, e Crowley, um demônio e a serpente que foi a tentação de Eva no Paraíso, acompanham o nascimento do filho de Satanás na Terra, que será responsável por liderar o Apocalipse. Aziraphale e Crowley são mais amigos do que inimigos e o relacionamento deles é uma parte sensacional do livro. Eles gostam da Terra e não querem que o Apocalipse aconteça.

O filho de Satanás, chamado Adam Young, lidera um grupo de amigos (todos crianças), os Eles. Adam é persuasivo, imaginativo e dominador, mas não é lá o que se espera de um filho do Diabo. E ele também não sabe que todas as idéias malucas que ele tem sobre o mundo se concretizam na realidade e, com isso, ele espalha um pouco de caos pela Terra, sem perceber.

O Apocalipse está descrito em um livro, As Belas e Precisas Profecias de Agnes Nutter, Bruxa e, paralelamente, há caçadores de bruxas e descendentes de Agnes procurando este livro e tentando decifrá-lo.

O livro é dividido em partes, cada uma destinada a um dia do Fim dos Tempos. 
Mas, para mim, o ponto alto do livro são os Cavaleiros do Apocalipse (veja fan art ao lado). Gaiman e Pratchett não falam claramente, no começo do livro, que eles representam os quatro cavaleiros que estão descritos na Bíblia (Fome, Morte, Guerra e Poluição, substituindo a Peste numa versão mais modernizada). Os autores os descreveram como pessoas e quando percebi que, na realidade, tratavam-se dos cavaleiros, fiquei maravilhada.

Os cavaleiros, ao longo do livro, vão se reunindo para chegarem juntos ao Dia do Juízo Final, quando finalmente cumprirão sua missão no Apocalipse.

Por outro lado, um núcleo que achei um pouco desnecessário na estória foi o composto pela descendente de Agnes Nutter, Anathema Device, e o caçador de bruxas Newton Pulsifer. A idéia de um livro de profecias que realmente funcione ao predizer os acontecimentos é excelente, porém, tanto Anathema quanto Pulsifer contribuíram muito pouco no desenrolar do enredo e no Apocalipse propriamente dito.

Em alguns momentos, os trechos que envolviam os dois eram cansativos e sem nenhum objetivo.

O livro é ótimo, traz uma visão completamente nova sobre o Fim dos Tempos, provoca reflexões sobre as noções de religião que aprendemos desde criança e, mais ainda, sobre o que pensamos sobre a divisão Bem x Mal. Vale a leitura, sem dúvidas, afinal, é Neil Gaiman.

5 Comments


  1. eu amei essa sugestão de leitura, ainda não conhecia esse livro, mas já vou anotar aqui na minha agendinha pra ler depois :)
    ótima terça

    bjo

    http://tatianecdesouza.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Eu já conhecia o livro através do clube do livro ao qual participo e um deles foi sobre Neil Gaiman. este livro foi muito recomendado também. Ainda não li nada do autor mas acredito que quando começar vou virar fã.

    Abraços,
    Gisela
    @lerparadivertir
    Ler para Divertir

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal participar de um clube do livro, também quero! hahaha

      Excluir
  3. Amo demais o filme, a leitura desse livro ta lá lista.

    ResponderExcluir