Quero Ler #4


E então chega o primeiro "Quero Ler" do ano e aqui vão mais alguns dos livros que estão na minha lista de leitura.

A Pequena Abelha - Chris Cleave

Este livro foi indicação da Nina e uma e, como temos gostos literários parecidos, me interessei pela leitura. Minha curiosidade aumentou mais ainda quando vi que as sinopses são super misteriosas, como se qualquer fato sobre a estória já fosse um grande spoiler. O mesmo acontece com as resenhas, que não informam muitos detalhes pois todos parecem ser realmente reveladores.
Mas o que consegui apreender foi: A Pequena Abelha refere-se ao apelido dado a uma adolescente nigeriana refugiada na Inglaterra, que está há dois anos presa no Centro de Imigração esperando para ser liberada, junto com outras mulheres. Ela não tem seus documentos com ela, e por causa disso, seu destino se encontra com o de outras pessoas, e daí em diante... mistério. Não consegui encontrar maiores informações, mas fiquei com a sensação de que a narrativa é bastante intensa e bem feita.



O Pacto - Joe Hill

Recentemente, assisti o filme "Horns" com o Daniel Radcliffe, que é baseado neste livro do Joe Hill (filho do Stephen King, aliás). Fiquei com a sensação de que a estória deveria funcionar melhor por escrito do que no cinema, e daí veio a vontade de ler o livro.
O livro trata de Ignatius Perrish (nome sugestivo, não? cheio de significados!) que perde sua namorada, Merrin, estuprada e assassinada e todos começam a suspeitar que ele tenha causado o crime. Um ano depois do assassinato dela, Ignatius acorda com chifres de demônio na cabeça e, embora espere-se que todos ao seu redor fiquem assustados com isso, ninguém parece notar seus chifres. Ao contrário, as pessoas começam a desabafar com Ignatius todos os seus pecados e pensamentos mais cruéis e ruins. 
Se o ditado "tal pai, tal filho" se aplicar, o livro deve ser bom!


 A Espuma dos Dias - Boris Vian

Boris Vian é um escritor francês e, neste livro, ele usa imagens poéticas e surrealistas para construir a estória, criando um mundo absurdo, fora da nossa realidade. Só aí, me cativou.
Trata-se da narrativa da vida de seis amigos parisienses em pleno ápice do existencialismo e do jazz, nos anos 50. (Já falei sobre o existencialismo nesta Sugestão de Leitura). 
Dentre estes seis amigos há Chloé, que possui uma flor dentro do pulmão que irá matá-la em pouco tempo. Ela casa-se com Colin, que tenta salvá-la desta doença comprando-lhe flores e acaba enlouquecendo.
Conforme a doença de Chloé piora, o livro vai se tornando mais denso e mais existencialista, e também começa a contar a estória dos outros quatro amigos, Chick, Nicolas, Alise e Isis, que possuem seus próprios romances e conflitos.
E, claro, há muita menção à Jean-Paul Sartre. Como não amar!?




Se tiver alguma sugestão para esta sessão, é só mandar uma mensagem pelo Facebook do Perplexidade e Silêncio. 

Para ler os outros posts da sessão "Quero Ler", clique aqui.

3 Comments

  1. Desses, quero ler "O Pacto" tipo, muito!!
    mundoemcartas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi, Ruh!

    Ahhh, não vai se arrepender de ler Pequena Abelha! É tão tocante... Vou querer resenha dele, viu? Me interessei A Espuma dos Dias. Fui a uma palestra de uma escritora no ano passado e ela escreveu um livro com a mesma técnica, achei genial!

    Love, Nina.
    http://ninaeuma.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Sou apaixonada pelo Pequena Abelha, é um livro que sempre recomendo. Li em 2010, se não me engano, e até hoje tenho um carinho especial pela obra. Leia o mais rápido possível hehehehe

    Beijão!

    ResponderExcluir