Quero Ler #3


O "Quero Ler" tornou-se uma das sessões mais acessadas do Perplexidade e Silêncio. Afinal, quem não gosta de dicas de leitura? Além disso, as sugestões organizam minha eterna lista de livros que me chamam a atenção. Desde o primeiro "Quero Ler", já li dois livros das minhas listas - e falarei deles muito em breve. Vamos aos livros-objetos-de-desejo deste mês!

Solitude - Pocket Poets (Everyman’s Library)

Gosto bastante de ler em Inglês, e de vez em quando até escrevo textos neste idioma. Acho que tem uma sonoridade linda e soa bem em temas melancólicos e difíceis, assim como em poesia. Com isso, fiquei com vontade de ler uma coletânea de poemas com o tema "Solidão" da editora Everyman's Library.
Esta editora tem uma característica de compilar poemas clássicos de autores reconhecidos em temas como, por exemplo, Amor, Eróticos, Haiku, e assim por diante. Todos os livros são em formato pocket e bastante caprichados, dignos de coleção.
Nesta coletânea da Solidão, tem desde Shakespeare a Sylvia Plath. Também é um bom jeito de percorrer diversos autores e descobrir novas literaturas.




Trilogia Lendas de Dragonlace - Margaret Weis & Tracy Hickman

Esta série de livros foi baseada em um jogo de RPG chamado Dragonlace e trata da história de Raistlin Majere, que busca os poderes e o conhecimento necessários para dominar a escuridão e transformar-se no senhor absoluto das trevas. Do outro lado, há Crisânia, uma religiosa que tenta evitar que Raistlin seja engolido por esta sede de poder e mostra a ele os caminhos da Luz.
Esta narrativa em específico gerou uma trilogia, porém, o RPG Dragonlace já tem mais de quinze livros atualmente. "Tempo dos Gêmeos" é o primeiro livro da trilogia e começa com a crônica "Dragões do Crepúsculo do Outono" (achei esse nome lindo!), que é uma parte central da história e que foi escrita para o RPG.
O universo vai muito além da Trilogia, com Eras, Linhas do Tempo super complexas e uma infinidade de personagens. Porém, tenho vontade de me iniciar neste mundo por esta série de livros.


Uma Constelação de Fenômenos Vitais - Anthony Marra

A história é focada em Havaa, uma menina que vê seu pai ser levado por soldados chechenos durante a guerra e, depois de ter a casa incendiada, se refugia em um hospital abandonado, onde passa a ser cuidado por Sonja, uma das poucas médicas que não fugiram ou morreram na guerra.
Ao longo da história, Sonja percebe que Havaa tem várias conexões com sua irmã desaparecida. Logo, a narrativa se desenvolve ao redor desta atmosfera de guerra, violência, perdas e abandonos, e Anthony Marra preocupa-se em trazer romance e esperança mesmo em meio ao drama de ambas.
Gosto bastante de livros que se ambientam em cenários fora do eixo Estados Unidos - Inglaterra, pois acho que nos enriquecem com culturas e pontos-de-vista diferentes.





E, como sempre digo, se você tiver livros interessantes para sugerir, pode me mandar mensagem pelo Facebook.

Arquivo: "Quero Ler" dos outros meses

1 Comments

  1. Oi, Ruh!
    Não conhecia nenhum destes livros, mas me interessei por Uma Constelação de Fenômenos Vitais. Achei a história com uma premissa leve e tocante, bem no estilo que amo. Um ÓTIMO livro que recomendo é A Pequena Abelha, de Chris Cleave. Li-o há uns dois anos e se tornou um dos meus livros preferidos. Sempre que há amigo secreto/aniver de alguém que sei que ama ler, eu acabo dando esse livro, pois acho que todo mundo deveria conhecer a história dele!

    Ah, que bom que você acabou lendo O Apanhador no Campo de Centeio *-* Não é incrível? Não sei se eu disse que o Holden é mais legal que o Charlie; é que eu sinto uma proximidade maior com o Holden do que com o Charlie. A maioria das minhas amigas nas quais confio de verdade acaba me dizendo que meus textos são melancólicos, e eu sei que não é uma coisa negativa. Acho que a melancolia se tornou uma das minhas marcas registradas como escritora, haha.

    Aparece mais vezes lá no blog, viu? Agora eu entrei finalmente de férias, tô acompanhando todas as novas postagens dos blogs que coloquei no recomendo, por isso, pretendo vir aqui muitas vezes ainda!

    Love, Nina.
    http://ninaeuma.blogspot.com/

    ResponderExcluir